Abimaq divulga nota de apoio à Medida Provisória do Saneamento Ambiental

A Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), que representa um universo de 7500 empresas fabricantes de máquinas e equipamentos, apoia incondicionalmente a aprovação da MP868, que trata da questão do Saneamento Ambiental.

A MP permitirá a facilitação da participação da iniciativa privada nos serviços de Saneamento no País. O relatório do senador Tasso Jereissati, que conta com apoio do Governo Federal, aprovado em 7 de maio, traz um enorme potencial a este setor que, hoje, deixa de atender a mais de 100 milhões de brasileiros, e condena à morte cerca de 6.000 recém-nascidos por ano.

Em nota a entidade avalia que, “com a abertura do mercado (atualmente 94% concentrado por empresas públicas), será possível atrair investimentos da ordem de R$60 bi por ano – contra cerca de R$10 bilhões investidos atualmente. Este volume de recursos será suficiente para, até 2033, universalizar o saneamento básico no Brasil, gerando mais de 700 mil empregos. Entendemos que a universalização deste serviço trará dignidade à população carente além da melhora da saúde. Contamos com a compreensão dos Deputados e Senadores Federais para tema tão delicado e importante e, portanto, rogamos para que aprovem a MP sem alterações”.

(Fonte: Assessoria de Imprensa)