Bayer assina acordo de cooperação para fomentar capacitação de agricultores

Com o objetivo de apoiar agricultores a implementar processos de rastreabilidade nas produções agrícolas, a Bayer, o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) assinaram acordo de cooperação durante a Convenção ABRAS 2019, nesta terça-feira (19/03), no Rio de Janeiro (RJ).

A iniciativa está alinhada às regras de rastreabilidade ao longo da cadeia produtiva de produtos vegetais frescos, para fins de monitoramento e controle de resíduos de defenviso agrícolas, implementadas em agosto de 2018, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Até fevereiro de 2020, todas as frutas e vegetais frescos in natura destinados ao consumidor final deverão estar aptos a ser rastreados ao longo do processo, incluindo produção agrícola, estocagem, logística de distribuição e venda para consumo, seja por meio de etiquetas, QR Code e/ou código de barras. Sendo assim, iniciativas voltadas à capacitação dos produtores são de fundamental relevância e a Bayer, por meio da ferramenta BayG.A.P, em parceria com o IICA, passa a disponibilizar um curso online e gratuito, a partir de junho deste ano, para instrução dos agricultores.

“O BayG.A.P é um aliado do agricultor, uma vez que traz conhecimento sobre temas importantes, como certificações e rastreabilidade, segurança do alimento, manejo integrado de pragas, entre outros temas. O objetivo é dar o apoio necessário na adequação sustentável de sua produção, de acordo com as principais exigências dos mercados nacional e internacional. É uma contribuição importante para a promoção de boas práticas agrícolas, beneficiando os agricultores, parceiros e consumidores”, explica Gerhard Bohne, líder da divisão Crop Science da Bayer no Brasil.

(Fonte: Assessoria de Imprensa)