Bayer divulga ‘nova opção’ para tratamento de sementes de soja

Uma das atividades agrícolas mais importantes para o desenvolvimento da lavoura é o tratamento de sementes. O ataque de pragas e fungos na fase inicial causa sérios prejuízos ao agricultor como, por exemplo, a má formação das plantas, a falha de estande e a perda de produtividade. Além da aplicação dos inseticidas e fungicidas, biológicos (inoculantes) fazem parte do portfólio de soluções da Bayer. A empresa oferece soluções para a proteção das sementes contra os principais fatores de risco da lavoura, tais como pragas, doenças e nematoides, proporcionando às plantas melhores condições para enfrentar períodos de stress hídrico e protegendo as sementes e o seu potencial produtivo.

De acordo com Marcia Terzian, gerente da Bayer SeedGrowth, área de tratamento de sementes da empresa, a proteção das mesmas é um passo muito importante para que o produtor inicie bem sua lavoura explorando ao máximo o potencial produtivo de cada cultivar. “Entendemos as necessidades e os desafios vividos pelos agricultores, por isso trabalhamos focados em atendê-los da melhor maneira possível. Dessa forma, agora estamos oferecendo mais uma ferramenta para proteger a lavoura. Trata-se do Poncho Energy, nova solução do nosso portfólio para o controle e manejo de pragas. A solução é oferecida via tratamento de sementes industrial em sementes de soja e composta por dois inseticidas”, explica.

Além de todos esses atributos, o produto oferece ainda um excelente arranque inicial da cultura da soja, um melhor crescimento radicular e proteção da parte aérea nos primeiros dias após a germinação, contribuindo assim para a manutenção do potencial produtivo. Márcia ainda explica que, durante os ensaios de pesquisa na safra 16/17, foi feito um comparativo do uso da solução Poncho Energy® com a testemunha (sem tratamento). As lavouras com Poncho Energy® apresentaram produtividade superior em 5% a 25%, confirmando a importância do tratamento de sementes.

A gerente ressalta que o lançamento do Poncho Energy® traz uma nova alternativa para o agricultor, que já conta com CropStar®. “Poncho Energy® é ideal para o produtor que busca por uma alternativa de tratamento de sementes focada em algumas pragas. Com adoção dessas duas soluções o produtor rural pode manejar cada talhão da propriedade de acordo com a necessidade especifica, seguindo a recomendação agronômica para obter os melhores resultados e retorno dos investimentos”, aponta.

(Texto: Assessoria de Imprensa)