Bayer lança versão brasileira de website voltado à saúde dos polinizadores

As abelhas têm papel muito importante na agricultura. Existem mais de três mil espécies no Brasil devido à enorme diversidade de zonas climáticas e paisagens do país. Assim, a variedade de potenciais polinizadores é grande. Elas podem ajudar muitas culturas agrícolas a dar frutos não apenas em mais quantidade, mas também de melhor qualidade.

De acordo com dados da Universidade de São Paulo, cerca de 75% da alimentação humana depende direta ou indiretamente de plantas polinizadas ou beneficiadas pela polinização. Uma fazenda sustentável tem abelhas e a convivência delas com a lavoura precisa ser harmônica.

Diante deste cenário, a Bayer investe há quase 30 anos em estudos e projetos que contribuam com a saúde das abelhas, possuindo ainda um centro dedicado exclusivamente a estas pesquisas: o BeeCare Center, na Alemanha. A gerente de Políticas Agrícolas e Relacionamento com Stakeholders da Bayer no Brasil, Claudia Quaglierini, aponta que, por meio deste programa global de cuidados com abelhas, a Bayer busca maneiras de melhorar cada vez mais a convivência harmônica entre as abelhas e a agricultura. “Elas são insetos sociais que vivem em colônia. A polinização é de grande importância para a agricultura. Elas são responsáveis por 58% da produção agrícola mundial”, explica.

Ciente da responsabilidade destes polinizadores para a produção de alimentos, a empresa lança no Brasil uma página dedicada exclusivamente a eles dentro de seu portal. “O objetivo deste ambiente é comunicar sobre o tema da saúde das abelhas de forma transparente com todas as partes interessadas. E estamos muito felizes em lançar este ambiente no mês em que é comemorado o Dia da Abelha”, comenta Claudia.

Para acessar basta clicar aqui http://www.agro.bayer.com.br/beecare

 

10 curiosidades sobre as abelhas:

 

  • As abelhas são um dos principais polinizadores de sementes e pólen na natureza, contribuindo fortemente para a agricultura:

 

  • As abelhas são insetos que existem há mais de 100 milhões de anos. São mais de 20 mil espécies de abelhas no mundo;

 

  • As abelhas são os únicos insetos que produzem uma espécie de alimento consumido pelo homem: o mel;

 

  • Cada abelha visita cerca de 10 flores por minuto, aproximadamente 6.000 por dia;

 

  • As asas das abelhas batem 11.000 vezes por minuto ou 180 vezes por segundo;

 

  • A rainha é a única abelha fêmea fértil em uma colmeia. Ela pode botar até 2.000 ovos por dia no verão;

 

  • As abelhas sofrem metamorfose completa, passando pelas fases dos ovos, larva, pupa e adultas, como as borboletas;

 

  • A abelha rainha vive em torno de 2 a 5 anos. O tempo de vida dos zangões é de cerca de 80 dias e das abelhas operárias, 20 a 40 dias durante o período do verão;

 

  • As abelhas não podem ver a cor vermelha, mas, ao contrário de nós, podem enxergar a luz ultravioleta que as ajuda a encontrar plantas de néctar e ricas em pólen;

 

  • As abelhas têm cinco olhos. Dois deles são capazes de ver uma luz que não é detectada pelo olho humano

 

(Fonte: Assessoria de Imprensa)