Dupla de brasileiros é destaque do prêmio global de design da Valtra

A Valtra acaba de divulgar os vencedores do Valtra Design Challenge, concurso mundial promovido pela marca que premia os melhores projetos de máquinas agrícolas para o futuro.  O tema deste ano foi “Valtra MPV2030”, em que os participantes deveriam criar tratores de múltiplas funções (Multiple Purpose Veichle) para atender as demandas que os produtores rurais terão em 2030. A dupla de designers brasileiros formada por Yuri Kozowski, gaúcho de Bento Gonçalves, e o também gaúcho Paulo Biondan, de Caxias do Sul, ficou com a segunda colocação, tendo recebido o prêmio de 3 mil euros pelo projeto intitulado “V-Icon Polivalent”.

A criação dos brasileiros é um trator compacto híbrido, operado tanto remotamente como por um condutor, que pode ser adaptado para diversos usos, como a preparação de solo e o plantio inteligente. O projeto também prevê a possibilidade de acoplamento de diversas unidades do V-Icon Polivalent para a execução de trabalhos em grandes áreas.

A cada ano, são escolhidos onze finalistas. Dentre eles, os três melhores projetos recebem uma premiação em dinheiro, enquanto outros dois ficam com uma menção honrosa do júri. Para esta edição do prêmio, foram recebidos 107 projetos criados por equipes de designers de 32 países.

Kozowski e Biondan superaram projetos de equipes de países como Polônia, Finlândia, Alemanha, Ucrânia, Irã, Rússia, Índia e Holanda. A primeira colocação ficou com o projeto “Valtra Vertical”, desenvolvido pelos designers industriais Benjamin Miller, Jack Morris, Alireza Saeedi, da Áustria.

Os prêmios foram entregues no último dia 7, em Bologna, na Itália, durante a última EIMA (Esposizione Internazionale di Macchine per l’Agricoltura e il Giardinaggio).

(Fonte: Assessoria de Imprensa)