Empresa criar solução para tratar água com elevado teor de sal

Para atender as demandas de produção de água potável, a Veolia Water Technologies desenvolveu a tecnologia SIRION™ Sea Water, mais uma solução da linha SIRION™. O sistema atua com membranas de osmose reversa, projetado especificamente para tratar águas com elevado teor de sais, como a água do mar, resultando em água com possibilidade de utilização em processos industriais ou combinando etapa de tratamento para água potável ou até mesmo para reutilização.

O processo de osmose reversa (OR) utiliza membranas que removem até 99% dos sais dissolvidos, como os bicarbonatos, cloreto de sódio e outros. É um processo de separação e concentração. A água com impurezas e sais é pressurizada por uma membrana semipermeável, parte desta água atravessa a membrana (permeado), deixando praticamente todas as impurezas na água restante (concentrado), que pode ser direcionada para uma drenagem. Dependendo da qualidade da água a ser produzida, o processo por osmose reversa pode ser utilizado individualmente ou combinado com outras tecnologias de separação de sólidos dissolvidos (TDS) ou de desinfecção, visando atender as mais restritas e seguras especificações de água tratada. A membrana OR também atua como um filtro fino, podendo eliminar até 99% de sólidos, bactérias e moléculas orgânicas suspensas e sólidos coloidais com pesos moleculares superiores a cerca de 200 Da.

Além da produção de água potável, o SIRION™ Sea Water pode ser utilizado para irrigação na agricultura e em processos industriais que necessitem de  remoção de sais dissolvidos  ou  em hotéis, resorts e condomínios que estejam próximos ao mar. Com um sistema montado em skid, o equipamento é compacto, totalmente automático , resistente a ambientes salinos, possuindo uma bomba de alta pressão com variador de frequência, além de um sistema de enxágue e limpeza que previne entupimentos por  incrustação, mantendo assim aperformance do sistema. Conta ainda com um sistema de recuperação de energia que reduz significativamente o consumo de energia elétrica em seu funcionamento.

O serviço de pós-venda da Veolia e as equipes de suporte oferecem serviços de alta qualidade e programas de manutenção preventiva e corretiva: auditorias, manutenção, renovação, entrega e substituição de consumíveis, peças sobressalentes e gerenciamento total de água O sistema pode ser adquirido pelos clientes ou fornecidos em modelos de aluguel.

(Fonte: Assessoria de Imprensa)