Ibram abre participação pública para Guia de Boas Práticas de Gestão de Barragens

O Instituto Brasileiro de Mineração acaba de divulgar processo de consulta pública para coletar contribuições técnicas que irão compor a versão final do inédito Guia de Boas Práticas de Gestão de Barragens e Estruturas de Disposição de Rejeitos.

A minuta foi desenvolvida a partir de 2018 por um grupo de trabalho coordenado pelo Instituto, composto por dezenas de especialistas em mineração, engenharia, geologia, entre outras áreas e também por integrantes da Academia.

Até o dia 16 de agosto, o IBRAM compartilha o arquivo da minuta para receber sugestões e críticas que possam enriquecer o conteúdo até então formulado. O objetivo da consulta pública é tornar a elaboração do guia a mais democrática e participativa possível, permitindo que a sociedade opine de forma fácil e ágil.

Para acessar a minuta clique aqui https://bit.ly/2XNffD8

Para enviar as contribuições (até 16/08)

e-mail: consulta@portaldamineracao.com.br

 

Guia será debatido em setembro no Congresso Brasileiro de Mineração

O IBRAM pretende apresentar o resultado das contribuições durante o Congresso Brasileiro de Mineração, que será realizado de 9 a 12 de setembro de 2019, em Belo Horizonte (MG). O documento, na visão do Instituto, é uma etapa importante para o fortalecimento das estratégias de sustentabilidade e de planejamento do setor mineral.

É um projeto completamente focado em gestão de segurança de barragem com diretrizes para quem atua no Brasil e às empresas que se reportam para fora do País em razão da interação com as bolsas de valores e certificações internacionais.

Entre os tópicos abrangidos pela publicação estão barragens de rejeitos, de sedimentos, de água e pilhas de rejeitos. Além de apresentar as principais diretrizes do sistema de gestão de estruturas de disposição de resíduos minerais e contenção de água, serão expostas as melhores práticas em cada fase do ciclo de vida do projeto.

Mais informações: www.ibram.org.br

(Fonte: IBRAM)