Itubombas desenvolve tecnologia para combate a incêndios

Previsto em Lei e em Normas específicas, a instalação de um sistema de combate a incêndio é obrigatória em diversos setores da indústria para, sobretudo, proporcionar segurança a seus colaboradores e ao local. Inclusive, é de suma importância que sejam realizadas manutenções periódicas deste sistema, para garantir o máximo desempenho dos equipamentos que os compõem, como é o caso das motobombas.

Alinhados a esta necessidade, a Itubombas, empresa especializada na locação de sistemas emergenciais de bombeamento, disponibiliza soluções que podem ser utilizadas como backup durante as paradas de manutenção.

Recentemente, a companhia instalou uma motobomba ITU-63C17 em uma multinacional da indústria química, que estava realizando a manutenção de seu sistema de incêndio. O equipamento ficou instalado por cerca de dois meses, em substituição à bomba oficial da empresa contratante. “O papel das motobombas utilizadas em sistemas de incêndio é bombear a água de algum local, como caixas d’água, para a área incendiada em casos de emergência. Por esse motivo, a melhor escolha nestes casos é a utilização de bombas de alta pressão”, explica Roberto Horii, responsável pela área Comercial da Itubombas.

Com vazão de 250 m3/h, o modelo ITU-63C17 é uma das indicações da companhia para este tipo de operação, pois podem atender pressões de até 180 mca. Muito além das motobombas, a Itubombas disponibiliza o sistema de backup completo para redes de incêndio, que inclui bomba jockey, tanque de pressurização, instrumentos, sistema de automação e painel CLP. A empresa também oferece a locação de vários acessórios, como é o caso das mangueiras, acoplamento e flutuadores, além do suporte técnico para dimensionamento hidráulico de cada aplicação e operação.

(Fonte: Assessoria de Imprensa)