Komatsu aumenta eficiência de produtos no Brasil com gerenciamento remoto

Oferecer informações em tempo real de desempenho e eficiência de máquinas e equipamentos por meio de sistemas inteligentes de gerenciamento remoto é um diferencial que nos últimos anos passou a compor o pacote de serviços de grandes fabricantes conectadas com as revoluções tecnológicas do setor.

A multinacional japonesa Komatsu, por exemplo, celebra 10 anos de aplicação no Brasil do KOMTRAX, um eficiente monitoramento remoto que é oferecido gratuitamente para os clientes durante um período de 10 anos de serviços recorrentes.

Com layout amigável e responsivo para dispositivos móveis, o aplicativo serve tanto para o cliente gerenciar informações importantes para o negócio quanto para o distribuidor Komatsu programar o plano de manutenção preventiva, e também prevenir possíveis ocorrências.

“As informações do KOMTRAX permitem que nossos distribuidores atuem de forma precisa, oferecendo manutenções no momento exato que o cliente necessita e corrigindo eventuais problemas já na primeira visita ou até mesmo por telefone, nos casos mais simples, economizando tempo e dinheiro.  O cliente pode acompanhar de perto o desempenho de suas máquinas. E com o auxílio do distribuidor, encontrar formas de operar de forma mais eficiente, reduzindo o consumo de combustível e evitando o desgaste desnecessário da máquina”, diz Luciano Rocha, Gerente Geral de Vendas e Marketing da Komatsu.

Atualmente, a companhia tem cerca de 12 mil máquinas monitoradas no Brasil. O layout do serviço foi atualizado para ser utilizado de forma mais intuitiva e agilizar a localização das informações desejadas. Rocha explica que a visualização do mapa foi totalmente reformulada, ficou mais rápida e inclui fotos de satélite. Agora os clientes também têm acesso a gráficos customizáveis que permitem análise de diversos parâmetros da máquina, inclusive o gestor pode acompanhar se as recomendações de economia dadas pela máquina ao operador estão sendo seguidas.  Outro benefício é que os clientes que possuem várias frentes de trabalho podem acompanhar facilmente o desempenho por local de operação.

Entre as principais vantagens e dados mais utilizados, Luciano Rocha destaca os indicadores mais básicos como horímetro, horas de trabalho, consumo de combustível e alertas, além de aplicações mais avançadas. “Observamos diversos casos em que o operador nunca utilizava o modo de economia, apesar do serviço ser muito leve. Após orientar o operador a utilizar este modo, o consumo de combustível foi reduzido sem perda de produtividade, gerando economia significativa ao cliente”, diz o Gerente Geral de Vendas e Marketing da Komatsu.

O KOMTRAX será um dos destaques da multinacional japonesa na vitrine de boas oportunidades da M&T EXPO – Feira Internacional de Equipamentos para Mineração e Construção. Luciano Rocha avalia com otimismo a realização do evento em novembro. “Mesmo com a postergação da feira M&T Expo para o final do ano de 2018, o mercado de equipamentos de construção nos meses próximos à data em que a feira se realizaria originalmente (maio e junho) apresentou volumes muito interessantes de compras, bem acima do mesmo período do ano anterior, confirmando este otimismo e ratificando a previsão da Sobratema de um mercado de aproximadamente 20% acima do ano anterior”.

A companhia também apresentará lançamentos de configurações específicas de fábrica para aplicações especiais (fertilizante e manejo de resíduos), um novo modelo de motoniveladora fabricada no Brasil, divulgará produtos da marca Montabert, além de condições especiais de financiamento. “A Komatsu sempre foi uma empresa diversa em termos de segmentação, no Brasil e no Mundo. Com os adventos da crise recente nos setores de construção civil e infraestrutura, fomos obrigados a diversificar um pouco mais, e setores relacionados à agroindústria cresceram de importância em nossas vendas”, acrescenta Luciano Rocha, Gerente Geral de Vendas e Marketing da Komatsu.

Empresa – Komatsu

Website – www.komatsu.com.br

Fone – 0800 10 0080