Na Exposibram, Bosch divulga ferramentas e tecnologia para aplicações na mineração

As soluções Bosch para o setor de mineração vão além dos sistemas inteligentes dentro do conceito de mina conectada – Smart Mining – e para monitoramento de áreas complexas.

Durante a Exposibram 2019, o público poderá conhecer as demais tecnologias que contribuem de forma eficiente para os processos nas minas, sempre tendo como foco o ganho de produtividade, eficiência, segurança e economia.

Para manter as operações de larga escala em movimento são necessários equipamentos robustos, que consigam funcionar de maneira contínua e com alta performance, mesmo em situações críticas. Por isso, a Bosch Rexroth conta com soluções compactas e específicas para a indústria de mineração, que agregam pouco peso às máquinas e facilitam o trabalho de exploração e manuseio de materiais. São tecnologias para acionamento e controle hidráulico – voltados para perfuração, rotação, britagem e transporte – que minimizam o tempo parada e otimizam o uso dos equipamentos.

Um dos destaques é o a unidade hidráulica Hagglünds com CMP utilizada para realização de demonstrações do funcionamento de um sistema hidráulico Hagglünds em conjunto com o novo sistema de controle CMP. Esta unidade possui o mesmo funcionamento hidráulico das demais padrões da Hagglünds, porém com um sistema de controle CMP que faz todo o controle e processamento das informações adquiridas dos sensores espalhados por toda a unidade, apresentando as informações em um tablet e funciona como uma IHM.

Soluções para manutenção de maquinários

O processo produtivo em uma mina demanda equipamentos gigantescos que atuam desde a extração até o refinamento dos minérios. Assim, considerando os esforços de cada etapa e o ambiente desafiador, são necessárias manutenções preventivas e reativas nestas máquinas para que tudo funcione adequadamente.

Na Exposibram, os visitantes poderão conferir os motores de partida HEF/HEP que cobrem quase 100% dos equipamentos fora de estrada que operam nas mineradoras. Para algumas aplicações, os motores de partida pneumáticos são substituídos por motores de partida elétricos. Isso ocorre porque os componentes pneumáticos são extremamente pesados, podem ocasionar falhas durante a partida por falta de ar no sistema e têm complicações ergonômicas no momento da troca ou reparação por seu tamanho e peso.

Com os novos modelos HEF/HEP da Bosch, o usuário conta com o acionamento elétrico que garante a partida do equipamento mesmo após longas paradas. Além disso, devido à sua alta tecnologia, eles pesam cerca de 50% menos que os motores originais, o que possibilita um reparo mais seguro e sem riscos de acidentes aos operadores.

Outro item que merece atenção é o sistema de ar-condicionado dos caminhões e maquinários utilizados nas minas, visto que a refrigeração é constantemente exigida. Visando oferecer mais conforto e melhor condição de trabalho ao operador, já que muitas vezes a temperatura do interior da cabine é alta, a Bosch apresentará a recicladora de ar-condicionado ACS 810.

Totalmente automatizada, a ACS 810 foi desenvolvida especialmente para reparação de grandes sistemas de ar-condicionado, como os aplicados em mineração. Com um software dedicado a esta finalidade, o equipamento analisa e pressão e temperatura do sistema para otimizar o tempo de retirada e de recarga com fluido refrigerante, dessa forma, elimina os típicos congelamentos característicos de sistemas desse porte. O equipamento tem ainda como benefícios mais econômica e sustentabilidade, por permitir a reutilização do gás refrigerante.

(Fonte: Assessoria de Imprensa)