Siemens Brasil colabora com manual de segurança de transportes de transformadores

A Siemens mais uma vez reafirma a força de sua marca no setor e é a única empresa do país a colaborar com o Guide on Transformer Transportation ou Guia de Transportes de Transformadores como é conhecido no Brasil. Destinada à orientação e manuseio de transportes de equipamentos de energia com segurança, a publicação foi o resultado de um grupo de trabalho que reuniu representantes das principais empresas fabricantes de transformadores do mundo, bem como de companhias de produção e transmissão de energia elétrica.

Idealizado pelo Conselho Internacional de Grandes Redes Elétricas (CIGRÉ), o guia tem abrangência mundial e orienta no transporte de transformadores com segurança. A publicação inclui também orientações sobre o manuseio correto no transporte de equipamentos de energia de grande porte, além de uma descrição completa de todo o processo: seguro, desenhos, indicação de centros de gravidade e avaliação do transporte.

“A união de tantas expertises colaborou para que o guia seja bem completo e de grande ajuda para clientes, fabricantes e fornecedores de transformadores. O documento traz também orientações valiosas sobre a melhor maneira de se transportar os equipamentos sem danos. Com isso, aumenta o nível de celeridade, manuseio e segurança durante o deslocamento”, exalta Fernando Torres, engenheiro de Desenvolvimento de Produto na Siemens, coautor do estudo que que viabilizou o guia e único do representante do Conselho no Brasil e América Latina.

Essa é a primeira vez que o CIGRÉ, um dos principais fóruns para temas relacionados a sistemas elétricos, elabora um guia voltado ao transporte de transformadores. “O estudo reuniu representantes de algumas das principais empresas fabricantes de transformadores de vários lugares do mundo, bem como de companhias de produção e transmissão de energia elétrica e é uma honra estar dentro do maior grupo de pesquisa de energia elétrica do segmento”, acrescenta.

Torres, que defendeu a dissertação de mestrado Estudo da integridade estrutural de transformadores de potência sob ação de carregamentos dinâmicos de transporte pela USP, explica que o guia contribui para a redução do número de Não Conformidades (ocorrências) solicitadas por empresas que recorrem ao serviço de transporte de transformadores. “O documento apresenta também orientações sobre responsabilidades para exportação e importação de transformadores. Além disso, ao se adotar as medidas sugeridas pelo guia, é possível que seja obtida maior segurança no trajeto de transporte, não alterando, dessa maneira, o desempenho e eficiência do transformador. E mais, o usuário obterá ainda orientações para reduzir o índice de danos em equipamentos, o que gera uma economia no transporte”, destaca o especialista.

Além de orientações voltadas ao modal ferroviário, o guia apresenta também recomendações para o transporte adequado de transformadores pelos modais marítimo, rodoviário e aéreo.

(Fonte: Assessoria de Imprensa)