TIM, Nokia e BRDigital apresentam soluções digitais para o agronegócio na Futurecom 2018

A TIM, a Nokia e a BRDigital se uniram a empresas do agronegócio para apresentarem soluções de agricultura de precisão durante a Futurecom 2018, que começou nesta segunda-feira (15/10) e vai até quinta-feira (18/10) no São Paulo Expo.

Juntamente com fornecedores do mercado agro – CHNi, Metos, Jacto – a operadora e as empresas de tecnologia montaram o estande “O Digital agora é Agro” no pavilhão de Internet das Coisas (IoT na sigla em inglês) dentro do evento.

No espaço, as parceiras exibem cases sobre como diferentes tecnologias, viabilizadas pela rede 4G da operadora, podem promover a digitalização de processos pela conectividade de dispositivos e máquinas em um dos setores mais importantes do país: o agronegócio.

“Estamos muito felizes em poder compartilhar os resultados do nosso projeto ‘4G TIM no Campo’ durante a Futurecom. O agronegócio é um dos pilares estratégicos da TIM e, por isso, investimos fortemente em soluções de rede para que possamos levar nossa tecnologia de quarta geração para as áreas de produção agrícola do país, promovendo a conexão em tempo real e impulsionando o negócio de nossos parceiros”, afirma Alexandre Dal Forno, Head de Produtos Corporativos & IoT na TIM Brasil, que vem liderando o projeto “4G TIM no Campo”.

O estande “O Digital agora é Agro” conta com vários equipamentos de fornecedores tradicionais do Agronegócio, dentre eles um trator da CHNi, que servirá de exemplo para apresentar a aplicação real de soluções de IoT no campo brasileiro, além de outras soluções de agricultura de precisão das empresas Jacto e Metos Durante o evento, será possível ver como funcionam os computadores de bordo das máquinas que registram e compartilham em tempo real informações necessárias para a melhoria dos processos de produção, como o tempo gasto por hectare, a quantidade de combustível utilizada no processo, entre outras informações.

O espaço servirá para mostrar como o projeto “4G TIM no Campo” está mobilizando as empresas do ecossistema do Agro para tornar a agricultura que já é inteligente, em uma agricultura conectada e mais eficiente.

“A parceria da Nokia com a TIM é de longa data. Temos muito orgulho de estar novamente juntas para concretizar o nosso compromisso com o desenvolvimento da digitalização no agronegócio. Temos trabalhado em conjunto com a TIM e os principais players do agronegócio para desenvolver soluções de conectividade e IoT customizadas que garantam qualidade e eficiência ao setor”, comemora Leonardo Finizola, Diretor de Desenvolvimento de Negócios da Nokia para o Brasil.

A expansão da rede 4G da TIM no Brasil, que hoje já atende 3.172 municípios, tem sido uma ferramenta importante para fomentar a digitalização no campo. A ativação da frequência 700MHz se tornou um grande alicerce por permitir a maior penetração da rede em lugares mais remotos ou dentro das próprias máquinas. “Essa conectividade é muito importante para o bom funcionamento da agricultura de precisão, que pretende estabelecer um ecossistema favorável ao gerenciamento agrícola e propiciar a otimização dos processos resultando no aumento da lucratividade e da sustentabilidade, além da minimização dos impactos ambientais”, finaliza o executivo da TIM.

(Fonte: Assessoria de Imprensa)