Com amplo pacote standard de tecnologia, Caterpillar lança nova geração de escavadeiras

Após 25 anos do lançamento de suas primeiras escavadeiras hidráulicas, a Caterpillar acaba de anunciar o que considera ser a “maior revolução” na classe de 20 toneladas.

Os três novos modelos – 320 GC (entrada), 320 e 323 (premium) –  vão substituir a atual família D Série 2 de escavadeiras médias da marca Cat que já são reconhecidas por entregarem desempenho e eficiência. Esse segmento ocupa uma fatia generosa (65%) no mercado mundial de escavadeiras. Segundo projeções da fabricante, atualmente a indústria brasileira está preparada para produzir 3.500 unidades por ano.

“A indústria de escavadeiras médias é a maior do mundo. No Brasil estamos entregando produtos com o menor custo por hora do mercado para diferentes aplicações”, diz José Fonseca, gerente de vendas da Caterpillar.

O projeto de atualização dos novos produtos Cat começou em 2012 a partir de pesquisa refinada no campo com mais de mil clientes. Segundo a companhia, operações inadequadas e uso incorreto dos comandos da máquina em um regime médio de trabalho podem elevar em até 30% os custos operacionais.

A companhia mapeou os principais gargalos e necessidades para entregar máquinas com configuração padrão global que saem de fábrica com uma ousada tarefa: aumentar a eficiência em 45% (modelos 320 e 323); reduzir o custo com combustível em 20%;  diminuir os gastos com manutenção em 15%.  Esses benefícios podem ser obtidos na comparação com os modelos da mesma família Cat na versão D2L. Na simulação com máquinas simulares de outros fabricantes,  a Caterpillar destaca que os benefícios são ainda maiores.

Como é possível obter esse desempenho?

Para assegurar o conceito revolucionário das máquinas, a Caterpillar adicionou um pacote padrão de tecnologia com controles intuitivos, que auxilia os operadores a tomarem decisões inteligentes, eficientes e seguras. Os novos modelos vêm com motores Cat (4 e 7 cilindros), sistemas hidráulicos e elétricos avançados e tecnologias embarcadas. A lista de benefícios também inclui sistemas eletrônicos de controle e monitoramento intuitivos que simplificam a operação e a manutenção. Os comandos para funções inteligentes são feitos a partir de uma tela touchscreen com interface semelhante a smartphones.

Mas para se alcançar os benefícios máximos esperados, 45% (eficiência), 20% (consumo) e 15% (manutenção), é preciso que o operador saiba utilizar e otimizar os comandos que permitem o planejamento inteligente do trabalho.

“Operadores treinados certamente vão tirar o máximo de proveito do equipamento”, diz Mauricio Briones, especialista de aplicação de escavadeira hidráulica da Caterpillar. Uma das novidades é que as máquinas passam a operar somente com senhas individuais para cada operador, o que permite o monitoramento pelos proprietários das máquinas, para acompanharem o desempenho nas aplicações e promoverem ajustes de rota quando necessários.

A 320 GC é o modelo projetado para entregar resultados com o menor custo por hora (aplicações de baixa a média severidade), por isso não recebeu o incremento com todos os itens do pacote tecnológico standard que equipa os modelos 320 e 323, que foram desenvolvidas para entregarem menor custo por metro cúbico.

A área de demonstrações da Caterpillar em Piracicaba, no interior de São Paulo, foi o palco para a apresentação da nova geração de escavadeiras hidráulicas de 20 toneladas. Os executivos da marca não revelaram os valores que devem pautar a comercialização, porque argumentaram que a tabela varia muito em função da política fiscal de cada estado. A estimativa é de que os novos modelos sejam vendidos com 10% a 15% de aumento sobre a tabela atual.

Descubra os segredos da nova geração de escavadeiras Cat     

Os novos modelos 320 e 323 são equipados com a tecnologia Cat Connect integrada, que, segundo a fabricante, aumenta a eficiência da operação em até 45% para as operações tradicionais de nivelamento.

O sistema Cat GRADE 2D, por exemplo, oferece orientação de profundidade, encosta e distância horizontal para nivelar, e ajuda os operadores a obter o nivelamento desejado com rapidez e precisão. Quando é ativado a característica E-fence do sistema, o operador permite que a máquina trabalhe em segurança debaixo de estruturas, como fiações elétricas, ou próximo ao tráfego de uma rua, por exemplo, evitando que qualquer parte da escavadeira se aproxime dos pontos definidos por ele no sistema. O sistema 2D padrão pode ainda ser substituído pelo Cat GRADE com 2D avançado ou Cat GRADE 3D.  Já o sistema padrão Grade Assist automatiza os movimentos da lança, do braço e da caçamba e, assim, os operadores permanecem no nivelamento de maneira simples e sem esforço, podendo escavar com uma única alavanca.

Outra novidade para reduzir custos com desperdícios em carregamento de material é o sistema embarcado de pesagem de carga útil Cat PAYLOAD, integrado nos modelos 320 e 323. Vem instalado de fábrica e oferece metas precisas de carga e maior eficiência de carregamento. O equipamento faz a pesagem com a máquina em movimento e informa a carga útil em tempo real, sem oscilação, para evitar que o caminhão fique com sobrecarga ou subcarga.

Economia de combustível

A nova geração de 20 toneladas é equipada com motores Cat que oferecem classificações de potência combinadas com as operações de 107 a 117 kW para as três novas escavadeiras. As máquinas podem alcançar, segundo pesquisas da fabricante, uma redução de 20% no consumo de combustível comparadas aos modelos anteriores. A operação com o novo modo Smart ajusta automaticamente o motor e a potência hidráulica para as condições de escavação, otimizando tanto o consumo de combustível quanto o desempenho do equipamento. A rotação do motor é automaticamente baixada quando não há demanda hidráulica, o que reduzi ainda mais o consumo do combustível.

O novo sistema de arrefecimento emprega múltiplos ventiladores elétricos, que monitoram independentemente as temperaturas do óleo hidráulico, do radiador e do pós-arrefecedor ar-ar para fornecer o fluxo de ar exato que é necessário naquele momento. Com o novo sistema hidráulico construído para oferecer alta capacidade de resposta e eficiência, os modelos 320 GC, 320 e 323 têm uma nova válvula do controle principal que elimina a necessidade de linhas-piloto, reduz as perdas de pressão e diminui o consumo de combustível. A menor quantidade de linhas hidráulicas nas novas escavadeiras resultou em uma redução de 20% na quantidade e óleo, o que diminui os custos operacionais no longo prazo.

Menos 15% nos custos com manutenção

Oferecendo intervalos de manutenção estendidos e mais sincronizados, as novas escavadeiras Cat fazem mais trabalho a um custo mais baixo e reduzem os custos de manutenção em até 15% em relação às séries anteriores. Com maior capacidade de absorção de poeira, o novo filtro de retorno hidráulico Cat tem vida útil de 3.000 horas, um aumento de 50% em relação aos filtros anteriores.

O novo filtro de ar Cat com pré-purificador integrado e os filtros primário e secundário aumentam a vida útil para 1.000 horas, um aumento de 100% em comparação aos anteriores. Já o novo filtro na tampa do tanque de combustível tem vida útil de 2.000 horas. Cada um dos três filtros do sistema de combustível tem um intervalo de 500 horas entre os serviços.

Todas as verificações diárias de manutenção do óleo do motor, do separador de água e combustível, de água e sedimentos no tanque de combustível e o nível do sistema de arrefecimento são realizadas ao nível do solo, o que torna esta rotina mais rápida, fácil e segura. A localização consolidada dos filtros reduz o tempo de serviço.

Nova cabine: partida com botão em vez de chave

Todas as cabines da nova geração são equipadas com características padrões como botão de partida que dispensa a chave, grande monitor com toque na tela de 203mm, com chaves para controle do tipo “jog dial” e estruturas de proteção contra capotamento (ROPS) com supressão de ruído que eleva à máxima condição o conforto e a segurança do operador e proporciona uma operação silenciosa.

Controles tipo joystick para respostas e padrões permitem ao operador programar ajustes de produtividade. Novos suportes viscosos avançados reduzem a vibração da cabine em até 50% em comparação aos modelos anteriores, o que reduz a fadiga do operador.

Equipadas com opções de pacotes de cabines Comfort, Deluxe ou Premium, as novas cabines espaçosas têm um projeto de perfil baixo e grandes janelas na frente, atrás e nas laterais para aumentar a visibilidade a frente e nas laterais da escavadeira. É possível ainda optar por ter uma visibilidade de 360 graus gerada por imagens de múltiplas câmeras instaladas na máquina e que ampliam as linhas de visão do operador em todas as direções.

O controle automático do clima mantém os ajustes de temperatura no interior da cabine independentemente das temperaturas ambientes externas.  Um rádio Bluetooth® integrado com entrada USB para conexão e carregamento de celulares traz os confortos de casa para o “escritório” do operador. Um console articulável para cima facilita a entrada e saída das cabines Deluxe e Premium.

 (Com informações do Departamento de Assuntos Corporativos)

*Reportagem viajou a Piracicaba a convite da fabricante

 

320 GC 320 323
Motor Cat C4.4 ACERT™ Cat C7.1 ACERT™ Cat C7.1 ACERT™
Potência Bruta em kW (ISO 14396) 108 118 118
Peso de Operação em kg 20.500 22.000 24.500
Profundidade máxima de escavação em mm
(5,7 m lança, 2,9 m braço)
6.730 6.730 6.730
Alcance máximo ao nível do solo
(5,7 m lança, 2,9 m braço)
9.860 9.860 9.870
Altura máxima de carregamento
(5,7m lança, 2,9m braço)
6.490 6.490 6.480

 

Vídeo mostra bastidores das novas escavadeiras Cat 

https://bit.ly/2ll0rpH