Com DNA no agro, Bobcat apresenta soluções versáteis para agricultores

Apesar de registrar ritmo de crescimento menor em comparação aos últimos 10 anos, o agronegócio brasileiro continua puxando a economia do país com resultados acima da média mundial.

Segundo estimativas da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o Produto Interno Bruto do agronegócio deverá crescer 2% neste ano, em relação a 2018.

Já o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento prevê um aumento um pouco menor, de 1,87% no valor bruto da produção, com potencial para chegar a R$ 584,6 bilhões.

Com esse cenário positivo a comercialização de máquinas e implementos agrícolas deve alcançar um crescimento de 10,9% em 2019, segundo levantamento publicado recentemente pela Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq).

Atenta às oportunidades do agronegócio, a Bobcat ampliou sua participação no mercado brasileiro com soluções eficientes para diferentes perfis de produtores agrícolas, com cobertura em praticamente todas as principais regiões produtoras.

Confira nessa reportagem os destaques de produtos da linha ‘agrisoluções’ da companhia e os benefícios comprovados pelos produtores rurais em setores como aviário, gado confinado, criação de porcos, piscicultura, camarões, cogumelos, cultura de grãos, produção de leite, entre outros. 

A origem no agronegócio

A marca é mundialmente conhecida por fornecer equipamentos compactos, facilmente adaptados a ambientes restritos com uma variedade de implementos. Mas talvez nem todos saibam que a Bobcat nasceu no agronegócio.  Com 60 anos de história, a primeira máquina compacta criada pelos irmãos inventores, Cyril e Louis Keller, foi uma minicarregadeira de três rodas desenvolvida para atender as necessidades de um produtor agrícola americano, no oeste de Minnesota. De acordo com registros históricos da companhia, os irmãos Keller reparavam maquinaria para fazendeiros locais, entre eles um criador de perus chamado Eddie Velo.

Em 1957, o produtor de perus parou na oficina dos Keller com um problema incômodo. Seus celeiros de dois andares precisavam de limpeza, mas seu trator carregadeira não podia manobrar ao redor dos pilares verticais.  Por ser um serviço manual, o trabalho era desagradável e sujo, mas até então era a única alternativa.

Eddie Velo precisava de uma carregadeira autopropelida suficientemente leve para ser elevada ao segundo andar do celeiro, e suficientemente manobrável para limpar ao redor dos pilares de sustentação.

Os Keller aceitaram o desafio e montaram uma carregadeira frontal com duas rodas de tração e uma pequena roda livre traseira. Acionada por um motor de 6 hp com partida manual acionada com corda, ela era dirigida por alavancas de controle independentes para movimentação à direita e esquerda, usando um único mecanismo de embreagem. Os dentes do garfo da pá dianteira foram feitos de barras de aço suficientemente duro para fazer o serviço.

O produto deu tão certo que os irmãos Kellers construíram e venderam mais seis carregadeiras de três rodas para fazendeiros vizinhos. Não demorou muito para os inventores serem convidados a trabalhar no desenvolvimento de máquinas em escala da marca Melroe Manufacturing Company, fundada em 1947 por Edward Gideon “E.G.” Melroe.

Companhia que mais tarde originou a Bobcat.  O avanço rápido de seis décadas é marcado pela incrível fabricação de um milhão de carregadeiras, além de outros modelos e implementos que nasceram com o dinamismo e evolução do mercado de máquinas compactas.

Não à toa que a Bobcat é considerada como um ícone mundial do setor. Sabe-se que, atualmente, nos EUA a maioria dos armazenadores de grãos tem um produto Bobcat.

Vantagens da linha ‘agrisoluções’ da Bobcat

Instalada no Brasil desde os anos 1970, a Bobcat é reconhecida como líder global na fabricação de equipamentos compactos. Entre os destaques do portfólio de produtos estão os manipuladores telescópicos que oferecem alto desempenho em condições difíceis na construção civil, indústrias, manejo de resíduos, além das aplicações agrícolas.

A fabricante oferece quatro modelos de carregadeiras telescópicas:

  • 60 (elevação de 2.6 toneladas com alcance de 6 m de altura).
  • 60 (elevação de até 3 toneladas com alcance de 6 m de altura).
  • 70 (elevação de até 3.5 toneladas com alcance de 6.9 m de altura).
  • 70 (elevação de até 3.8 toneladas com alcance de 6.9 m de altura).

 

 

 

 

 

 

Manipuladores de fardos

Outro benefício é que o produtor pode adaptar a máquina com muita facilidade para as necessidades específicas de suas propriedades agrícolas por meio do engate rápido de implementos. Nesse aspecto, o manipulador de fardos com dentes ganha destaque pela incrível versatilidade que oferece para movimentação de material. Esses equipamentos são usados para transportar até dois fardos cilíndricos com diâmetros de 1,2 a 1,6 m. Para agarrar com firmeza os fardos, o manipulador é equipado com dois braços operados hidraulicamente, com suportes com quatro dentes em cada lado.

Desbastador Florestal

Desenvolvido especialmente para limpeza de faixa, rede elétrica ou de gás, rebaixamento de troncos, limpeza de sub-bosques, preparação de terreno para agricultura ou construção.

 Lâmina Dozer

A lâmina dozer de 96 polegadas possui angulações de até 6 posições. Excelente acessório para nivelamento de terrenos e obras no geral. Além de nivelar terrenos a lâmina pode ser usada na limpeza de obras, e retirada de detritos e material de construção.

Transplantador de árvores

Com esse implemento Bobcat é possível escavar, transplantar ou empacotar uma árvore sem ter que deixar o conforto de seu assento. As lâminas de sobreposição asseguram o corte de raiz e o apoio limpos da bola de raiz. 

Garra para Raízes

Ideal para a limpeza de terrenos, demolições e canteiros de obras. Desenhado para trabalho pesado e construído com robustez para enfrentar qualquer condição com alta durabilidade. 

Triturador de troncos

O Implemento é ideal para eliminar tocos de árvores restantes de podas além de acessar espaços pequenos como quintais e portões abertos.

Condicionador de Solo

Acessório para separar pedras e detritos, nivelar, preencher e preparar o solo. Condiciona e deixa as áreas prontas para semear e utilizar como hortas. 

Semeadeira

Coloca as sementes com espaçamento correto e na profundidade precisa para germinação ideal. Ela também evita espalhar sementes acidentalmente em áreas indesejadas. Com uma taxa de produção de até aproximadamente 1 are/hora (mais de 2 acres/hora), a semeadeira é eficiente e econômica. 

Roçadeira Brushcat 

Livre-se de arbustos e vegetação rasteira facilmente com essa solução da Bobcat. Esse implemento corta com facilidade grama e vegetação rasteira mais difíceis e agrestes enquanto transforma pequenas árvores e ramos de até 7 a 8 cm de diâmetro em matéria vegetal. Ideal para limpar áreas ao redor de lagos, locais de construção, estradas de acesso com crescimento excessivo, trilhas e valas. 

Miniescavadeiras Série-R

A nova linha de miniescavadeiras Série-R com dois modelos (E27z, E35z) está entre as novidades da Bobcat que receberam grande aceitação no setor por oferecer alta força de escavação, estabilidade fantástica, e ótima precisão no controle das funções em complemento com pesos balanceados para um transporte mais fácil. Atributos que proporcionam maior produtividade com menor consumo.

As novas miniescavadeiras utilizam uma nova plataforma flexível desenvolvida para adequar diferentes aplicações e configurações às necessidades dos clientes. São muito utilizadas em obras com espaços limitados, como edificações de pequeno e médio portes, mas atuam também com alta performance em aplicações agrícolas.

Agricultores aprovam soluções Bobcat

A reportagem da EaeMáquinas conversou com alguns produtores agrícolas que usam máquinas Bobcat para otimizar o trabalho em suas propriedades. Os entrevistados confirmaram que as máquinas e implementos Bobcat melhoraram os processos de produção e deram agilidade às tarefas antes desempenhadas manualmente, e exclusivamente com tratores agrícolas que não oferecem a mesma versatilidade para aplicações em áreas restritas, por exemplo. 

 

Minicarregadeiras otimizam produção de leite em MG

O produtor de leite em Minas Gerais, Enéas Reis Freire, disse que trabalha com três equipamentos em sua propriedade: duas minicarregadeiras S450 que fazem a limpeza em espaço de gado confinado, e uma S530 encarregada pelo abastecimento da alimentação dos animais.

“A gente usa Bobcat desde 2007. São máquinas fundamentais dentro da propriedade, não conseguiríamos agilizar os processos sem essas máquinas. Antes a gente usava tratores agrícolas, eram muito lentos, não entravam em ambientes confinados. Com as máquinas da Bobcat reduzimos o tempo de trabalho em cerca de 50%, principalmente pela melhoria de manobra em poucos espaços”, avalia Freire.

Mais eficiência na limpeza de aviários no PR

A Brulec Conservação e Transporte de Cargas, localizada em Toledo, oeste do Paraná, atende produtores rurais na região para limpeza de aviários com minicarregadeiras S450.

O proprietário da empresa, José Eduardo Cimadon, diz que as máquinas apresentam ótimos resultados e ganhos de eficiência, principalmente pela alta disponibilidade de uso. “Não temos problema com manutenção, fazemos mais a preventiva. Isso é muito importante, porque máquina parada é prejuízo na certa”, diz. Cimadon também avalia como positivo a versatilidade nas operações e agilidade dentro dos aviários que têm o teto muito baixo. Outro aspecto importante é a facilidade de operação. “Nossos operadores dentro dos aviários aprenderam a usar a máquina com outros funcionários mais antigos. As compactas da Bobcat são utilizadas pela empresa com um pacote de implementos facilmente engatáveis”.

Bobcat auxilia produção de cogumelos em SP

A família da produtora agrícola Juliana Chen, de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo, é conhecida há mais de 50 anos pela produção de cogumelos (champignon e shimeji) e compostagem. A família começou a mecanização da produção com uma minicarregadeira 711, além de tratores. Recentemente a propriedade adquiriu um novo equipamento (S510) para agilizar ainda mais a produção de compostagem. “O modelo 711 opera até hoje, decidimos substituir para não aumentar o custo de manutenção.  Antes de termos Bobcat, a gente realizava manualmente o processo de compostagem em uma área de 60 metros, era muito lento. Além de reduzir mão de obra, as máquinas ajudaram a deixar o processo mais rápido e uniforme”, avalia Juliana Chen, responsável pela área administrativa do negócio.

 

LINHA DO TEMPO

 

 

440: primeira carregadeira Bobcat  lançada em 1962

Quando se fala em Bobcat a maioria das pessoas imagina a carregadeira branca que vemos diariamente em fazendas, canteiros de obras, removendo neve, e no apoio a danos de desastres naturais. Mesmo à distância, a cor e a silhueta são inconfundíveis. Por isso, a marca é memorável e até icônica. Mas nem sempre foi assim. Há seis décadas os irmãos Keller inventaram uma carregadeira para um agricultor de perus. Em 1958, juntaram-se à Melroe Manufacturing Company para produzir a primeira carregadeira autopropelida M60 da empresa. Não demorou muito para a fama chegar a outras regiões dos EUA. 

M440: Novo nome, cor e logotipo

Após um ano de pesquisa e desenvolvimento, o M440 estava quase pronto. Enquanto as carregadeiras anteriores foram projetadas para atender às necessidades dos agricultores, o novo M440 estava pronto para uso industrial pesado – como ainda é hoje.

No final de 1962, o foco se voltou para a marca. Os irmãos achavam que o nome “Carregadeira autopropelido Melroe” não era particularmente cativante – mas gostavam de nomes de animais. Uma nova cor foi necessária, e assim como os implementos agrícolas da Melroe eram pintados de vermelho, teve-se o alerta para evitar usar amarelo, laranja e verde – as cores da marca de outros fabricantes.

Para ajudar, os Melroes consultaram uma agência de publicidade que sugeriu pintá-lo de branco, sabendo que a carregadeira funcionaria dentro de celeiros de laticínios. “Melroe vermelho” seria a cor principal. Então, olhando para os nomes de animais no dicionário, ele sugeriu chamá-lo de Bobcat, pois o animal era descrito naquele dicionário como robusto, rápido e ágil.

Sem desacelerar

Desde o ano de 1954, após o lançamento da carregadeira M440 Bobcat, o conceito de skid-steer ganhou ampla projeção global, agregando valor à marca que virou ícone mundial. No início da década de 1960, a Melroe Manufacturing Company era uma fabricante de implementos agrícolas que faturava US$ 1 milhão em negócios. Dez anos depois, a empresa faturou US $ 25 milhões. Durante esse tempo, o volume total passou de 1.000 carregadoras em 1964 para 10.000 em 1967, e para 20.000 em 1970. Em 1980, o número atingiu 100.000 unidades. Em 2001, eram 500.000. Em 2014, o número chegou a um milhão de carregadeiras. E os números continuam a crescer!

60 anos de reconhecimento

Nos últimos 60 anos, a Bobcat passou por muitas mudanças, mas uma coisa não mudou: o compromisso da Bobcat com qualidade, mão de obra e inovação. Tudo isso foi fundamental para manter a liderança de mercado: uma em cada duas carregadeiras que são vendidas é máquina Bobcat. Os produtos mudaram a maneira como o mundo trabalha. E hoje a marca e a influência da Bobcat estão mais fortes do que nunca.

Em 2018, a gama de carregadeiras compactas incluindo as de direção deslizante, de esteiras, e direção nas quatro rodas que a Bobcat desenvolveu nas últimas seis décadas continua a dominar o mercado. Ganham o reforço de uma série de implementos para atender às necessidades específicas de cada cliente. A Bobcat também diversificou seu portfólio com uma linha completa de escavadeiras compactas e manipuladores telescópicos que atendem aos mesmos exigentes requisitos internos de confiabilidade e produtividade que a Bobcat aplica aos modelos de carregadeiras da empresa.

 

Rede de concessionárias em expansão

 

Atualmente a Bobcat conta com oito dealers espalhados estrategicamente no país, além de oferecer suporte pelas suas filiais. O fortalecimento dessa relação é fruto de uma direção específica da companhia no relacionamento direto com os distribuidores e também com os clientes.

Com essa rede em plena expansão, os clientes têm acesso a peças e serviços com entrega imediata, e pedidos emergenciais podem ser atendidos em até 24 horas.  A empresa mantém uma estrutura dedicada a serviços, que pode se deslocar para qualquer ponto do território, além dos distribuidores que mantêm técnicos em tempo integral para as regiões de cobertura.

 

Bobcat terá participação inédita na Agrishow com demonstrações agrícolas

Os indicadores favoráveis do agronegócio e as boas expectativas dos players do mercado prometem aquecer os negócios na Agrishow 2019 – 26ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação, marcada entre os dias 29 de abril e 3 de maio, em Ribeirão Preto, interior de São Paulo.

Pela primeira vez, a Bobcat marcará presença na maior feira agrícola da América Latina com um estande (F13) a ser utilizado para demonstrações dos produtos em situações reais de aplicações agrícolas.

Especialistas da fábrica da Bobcat virão para o país especialmente para demonstrarem as novidades. Entre os destaques da Agrishow, estarão os modelos de manipuladores telescópicos e as miniescavadeiras série R.

A expectativa é de que o evento acelere a tomada de decisão dos usuários de máquinas e implementos agrícolas. “A feira oferece tudo o que o produtor rural necessita ao seu negócio, sendo, portanto, a principal vitrine de lançamentos e palco das tendências e tecnologias do agronegócio, responsáveis pelo expressivo aumento de produtividade alcançado pelo campo”, diz João Marchesan, presidente da Abimaq.

(Reportagem teve apoio com informações institucionais fornecidas pela Bobcat).

Empresa –  Bobcat

Website – www.bobcat.com.br

Redes Sociais – https://www.facebook.com/bobcatbrasil/