Em feira agrícola no MT, Bayer divulga ‘terceira geração de soja transgênica’

A colheita de soja segue avançada em Mato Grosso, uma das principais regiões produtoras da oleaginosa do Brasil. A estimativa é que no ciclo 2018/2019, o estado colha cerca de 31 milhões de toneladas, segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Neste contexto, o município de Campo Novo do Parecis, localizado no centro-oeste de Mato Grosso, é referência na produção de soja na região e no estado, com cerca de 400 mil hectares de área plantada no ciclo 2017/2018, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Pensando sempre em ajudar o produtor a alcançar novos patamares de produtividade, com ferramentas que o auxiliem desde o plantio até a colheita, a Bayer apresentará a plataforma INTACTA 2 XTEND®, terceira geração de soja transgênica desenvolvida pela companhia, durante a Parecis Super Agro,  evento que começou nesta terça-feira (09/04) e segue até sexta-feira (12/04) em Campo Novo do Parecis (MT). Segundo o Sindicato Rural de Campo Novo do Parecis, organizador da feira, o evento deve reunir 20 mil pessoas, entre os dias 09 e 12 de abril.

Com lançamento comercial previsto para 2021, a Plataforma INTACTA 2 XTEND® proporcionará maior proteção contra as principais lagartas da cultura da soja, além de auxiliar num controle mais amplo de plantas daninhas. Para isso, além do herbicida glifosato, a soja será tolerante também ao herbicida dicamba, permitindo sua aplicação desde o pré-plantio até a pós-emergência da cultura.

Para garantir que a terceira geração de soja transgênica desenvolvida pela Bayer se adapte às particularidades de clima e solo do Brasil e aumente sua performance, a empresa utilizou novos métodos em seus programas de melhoramento espalhados por diferentes regiões do país.

O sojicultor da região de Campo Novo do Parecis poderá conhecer a nova soja, plantada em uma área experimental, e participar de um circuito interativo dentro de um caminhão equipado com uma sala semelhante à de um cinema 4D, cheia de efeitos visuais e sensoriais para entender os benefícios da Plataforma INTACTA 2 XTEND®. “Quem visitar a feira e for ao nosso estande, saberá mais sobre o conceito de plataforma dessa nova biotecnologia. Os produtores também poderão esclarecer suas dúvidas e saber como ela impactará seu dia a dia e, claro, como ela trará o potencial para aumento de produtividade”, explica o líder de lançamento de INTACTA 2 XTEND®, Fábio Passos.

Passos explica ainda que ao visitar a área controlada com a soja plantada, o sojicultor poderá ver com mais clareza os benefícios que a plataforma INTACTA 2 XTEND® levará aos campos, como o controle mais amplo de plantas daninhas, especialmente as de folhas largas, e a proteção contra as principais lagartas da cultura da soja. “Serão mais ferramentas para que o produtor possa manejar pragas em sua lavoura. Com isso, nosso objetivo é, mais uma vez, elevar o patamar de produtividade dos sojicultores brasileiros”, afirma Passos.

(Fonte: Assessoria de Imprensa).