Embarcação da marinha é equipada com motor da FPT Industrial

A DGS Defense, Empresa Estratégica de Defesa, em parceria com a FPT Industrial, uma das principais produtoras de motores a diesel do mundo, entregou à Marinha do Brasil, em cerimônia realizada na Marina da Glória, no Rio de Janeiro, a embarcação DGS 888 RAPTOR, equipada com motor N67 EVO de 570 hp de potência.

A DGS 888 RAPTOR é uma embarcação multimissão blindada, projetada para operar em ambientes hostis. O potente motor FPT Industrial N67 EVO, entrega 570 hp a um sistema de propulsão hidrojato AlamarinJet AJ340 e possibilita à embarcação alcançar velocidades superiores a 42 nós. Desempenho que é suportado por um projeto que permitiu a redução de ruído e vibrações criando uma sensação de navegação extremamente segura e favorável. Esta nova geração do motor NEF 67 EVO da FPT Industrial se enquadra na faixa de propulsores high speed, possuindo 6 cilindros em linha com um volume de 6,7 litros. Equipado com um turbocompressor de alta eficiência, gerando 570 hp de potência a 3.600 rpm.

A FPT Industrial, que possui no seu portfólio motores para máquinas agrícolas e de construção, caminhões, ônibus e grupos geradores, além de barcos, desenvolveu o motor N67 para a DGS 888 RAPTOR com características específicas para essa aplicação. Para Marco Rangel, presidente da FPT Industrial para a América Latina, “fazer parte desse projeto da DGS confirma a entrada da FPT Industrial no mercado marítimo no Brasil. No mundo, somos referência nessa aplicação, e toda a nossa experiência irá beneficiar o nosso cliente e o mercado brasileiro”.

Ficha técnica do motor N67 da FPT Industrial:

 

Potência: 570cv @ 3.600rpm

Torque: 1.527Nm @1.800rpm

Número de Cilindros – 6 em linha

Cilindrada – 6.7L

Diâmetro X Curso – 104mm x 132mm

Tipo de Turbo – FGT – WC

Taxa de compressão – 17,5:1

Sistema de injeção: Common Rail Boch

Capacidade do cárter – 17L

Peso drenado – 530kg

Exclusividade

A embarcação da DGS tem comprimento total de 9,2 m, cabine blindada e escudos balísticos todos com nível de proteção NIJ III, capacidade de carga superior a 2 mil Kg, radar de alta definição e uma estação para armamento 7,62 mm na proa.

Projetada e construída no Rio de Janeiro, a Embarcação Tubular Rígida Híbrida DGS 888 RAPTOR, utiliza como matéria-prima um composto termoplástico híbrido de alto peso e ultra-alto peso molecular, conferindo características exclusivas, como propriedade retardante a chama, ser insubmergível (por ter uma densidade menor que a água) e elevada capacidade de absorver choques, o que a diferencia muito das embarcações construídas em fibra de vidro e alumínio.