Empresas usam inteligência artificial em carros autônomos nos EUA

A ZF Friedrichshafen AG e a empresa de tecnologia Baidu irão apresentar durante o CES 2018 um novo sistema que permite que um veículo estacione de maneira autônoma e sem motorista. Este é o primeiro produto que surge como resultado da cooperação estratégica entre as duas empresas, baseado no ZF ProAI, um supercomputador que possui a capacidade de operar com Inteligência Artificial, desenvolvido pela parceria entre a ZF e a NVIDIA.

Os veículos elétricos da empresa de carros para compartilhamento Pand Auto já estão demonstrando a nova funcionalidade através de uma série de test-drives. No quarto trimestre de 2017, a ZF e a Baidu firmaram uma parceria estratégica para avançar com a tecnologia de condução autônoma no mercado chinês. Apenas quatro meses depois do acordo, a primeira aplicação foi desenvolvida usando o supercomputador ZF ProAI para a condução autônoma. O sistema suporta um recurso que pode levar um veículo para uma vaga de estacionamento e sair dela sem a ação de um motorista. Isso pode ser feito através de um aplicativo de smartphone.

A caixa de controle com Inteligência Artificial da ZF pensa pelo condutor, e é capaz processar os dados dos sensores de ambiente do veículo e da comunicação “car-x”. Desse modo, a ZF ProAI pode enviar os sinais relevantes para os atuadores, que são os sistemas de direção e frenagem. As funções de estacionamento estão sendo lançadas em uma frota de testes da Pand Auto, uma das maiores empresas de carros para compartilhamento da China.

“A ZF ProAI está pronta para a produção em série. Trata-se do resultado de nossa parceria com a NVIDIA, que foi anunciada há exatamente um ano na CES 2017. Em nosso projeto atual com a Baidu, este supercomputador, mais uma vez, mostra como estamos avançando na condução autônoma, além de simplificar o processo para novos players da indústria demonstrarem as inovações na mobilidade”, afirma Torsten Gollewski, head de Engenharia Avançada na ZF Friedrichshafen AG.

O novo sistema de estacionamento está direcionado para os fabricantes de veículos, e também para os provedores de serviços de mobilidade. Primeiramente, o sistema foca em reduzir significativamente os custos operacionais para as empresas de carros compartilhados, ao mesmo tempo em que melhora os processos e a conveniência para os clientes e motoristas.

Os veículos elétricos de testes da Pand Auto equipados com o sistema de estacionamento autônomo foram exibidos para o público pela primeira vez em um evento dinâmico, realizado no coração do Silicon Valley nos Estados Unidos, em uma ação de preparação para a CES 2018.

(Fonte: Assessoria de Imprensa)