Máquinas da Itubombas ajudam a amenizar alagamentos em áreas urbanas no RJ

O Rio de Janeiro registrou um dos maiores volumes de chuva em maio, causando transtornos em diversos pontos da cidade. Dentre as áreas mais afetadas está a Zona Sul fluminense, onde a forte chuva derrubou árvores, alagou e inundou ruas e interditou algumas de suas principais vias com a formação de bolsões d’água.

A Defesa Civil informou que choveu 136 mm em 24 horas – o esperado estava entre 60 e 100 mm –, fazendo com que os rios Barra Mansa, Bananal e Bocaina transbordassem. Outro dano causado pelo temporal foi a inundação de túneis e garagens subterrâneas que, sem ter para onde escoar a água, ficaram alagados.

Com o propósito de atender, prevenir e solucionar ocorrências deste porte, a Itubombas, empresa especializada na locação e instalação de motobombas de alto desempenho, tem em seu catálogo de equipamentos a solução perfeita para esse tipo de situação: as motobombas WEDA. Disponíveis em três modelos (WEDA70, WEDA90 e WEDA100), as bombas submersíveis são elétricas e fabricadas pela Atlas Copco, na Espanha. Elas apresentam vantagens como fácil instalação e design robusto, podendo chegar a até 95 metros de altura, com vazão de até 1.000 m3/h. Indicadas para operarem em locais de difícil acesso, como estacionamentos, os modelos se destacam por sua durabilidade e desempenho que só motobombas de alta tecnologia apresentam.

Outro equipamento indicado para regiões urbanas é a ITU-66S11, um modelo fabricado pela própria Itubombas 100% nacional, compacto, a diesel, de simples instalação e operação, com escorva contínua automática a vácuo, vasões de até 600 m3/h e capacidade para iniciar o bombeamento a seco com sucção de até sete metros de altura. Além da solução, a Itubombas oferece a locação de vários acessórios, como é o caso das mangueiras, acoplamentos, cabine silenciada e automação dos equipamentos, além do suporte técnico para dimensionamento hidráulico de cada aplicação e operação do sistema.

(Fonte: Assessoria de Imprensa)