‘Bom momento’ do agro deve elevar volume de negócios na Agrishow, dizem organizadores

O bom momento vivido pelo agronegócio brasileiro deve continuar em 2019. De acordo com o levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Brasil pode obter a segunda maior safra de grãos da história. A estimativa para a safra 2018/2019 é alcançar 233,29 milhões de toneladas, o que significa um aumento de 2,5% ante o período anterior 2017/2018. A manutenção da produção agrícola ressalta o protagonismo e a liderança do segmento tanto na economia nacional como na oferta de alimentos de alta qualidade para todo o mundo.

Para contribuir com esse cenário, a Agrishow 2019 – 26ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação tem o objetivo de reunir, em um único local, os mais importantes lançamentos em máquinas, equipamentos, implementos, produtos, serviços e tecnologias; discutir os temas mais relevantes para o setor; demonstrar as inovações agrícola, soluções sustentáveis e integradas para ajudar os pequenos, médios e grandes produtores rurais, agricultores familiares e pecuaristas a melhorar o desempenho de suas atividades, seja na plantação e colheita de diversas culturas ou nas pastagens, com ganhos reais de produtividade, eficiência e economia de recursos naturais e insumos, redução de custos e elevação da rentabilidade.

O evento, marcado entre os dias 29 de abril e 3 de maio, em Ribeirão Preto, é uma iniciativa das principais entidades do segmento no país: Abag – Associação Brasileira do Agronegócio, Abimaq – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, Anda – Associação Nacional para Difusão de Adubos, Faesp – Federação da Agricultura e da Pecuária do Estado de São Paulo e SRB – Sociedade Rural Brasileira. O evento é organizado pela Informa Exhibitions, integrante do Grupo Informa, principal promotora de feiras de negócios no Brasil e no mundo.

“A nossa expectativa em relação à Agrishow 2019 é a melhor possível, pois a economia está num bom momento, o que deve repercutir favoravelmente nas vendas de máquinas e equipamentos, que é um dos principais pilares da feira”, afirmou João Carlos Marchesan, presidente da Abimaq, durante coletiva de imprensa promovida nesta terça-feira, dia 26 de março, em São Paulo.

 

Novidades e atrações

 

Uma das principais novidades desta edição da Agrishow é a expansão de sua área, que passou de 440 mil m² para 520 mil m², resultado da nova área de plantio e tratos de horticultura da Arena de Demonstrações de Campo, que trará também máquinas e produtos inovadores para o agro.

Com mais de 6 mil m², a área de horticultura terá curadoria da Coopercitrus e será voltada para inovações, irrigação, orientação e tecnologia, com uma estrutura que contará com estufa, corpo técnico especializado, e um portfólio completo para atender as especificidades da área.

Outra atividade paralela que faz sucesso na Agrishow é a Arena de Conhecimento. Palco de apresentações de novas tecnologias e tendências, contará com palestras, reuniões e encontros com players do setor, objetivando levar informação relevante para o dia a dia e para os negócios dos profissionais do campo.

No dia 30 de abril, na Arena do Conhecimento, serão anunciados os vencedores do Prêmio Trator do Ano Brasil 2019/2020, que visa premiar os melhores tratores fabricados e comercializados no país. A premiação conta com produtos indicados em quatro diferentes categorias de produtos:  até 100cv, de 100 a 200cv, mais de 200cv e a categoria de Tratores Especiais. Ao todo são 15 marcas participantes, somando 44 diferentes produtos a serem avaliados por professores doutores da área de mecanização agrícola de importantes universidades públicas do país. A premiação conta com o apoio da Agrishow.

Outra atração da Agrishow 2019 será a Arena de Inovação, um espaço destinado a startups do agronegócio e voltado à conectividade no campo. Serão dez startups participantes, que apresentarão soluções inovadoras e importantes para o segmento, como por exemplo, automatização agrícola, sistemas e drones de pulverização, drones para captação de dados e imagens, plataforma para instalação de painéis solares, APP de gerenciamento de pessoas e gestão de fazendas, sistema de informação em tempo real para pecuária e soluções tecnológicas embarcadas em campo.

Uma importante novidade será o Banco de Dados Colaborativo do Agricultor (BDCA), a ser apresentado pela Abimaq. O BDCA é um banco de dados com o propósito de integração dos dados gerados por equipamentos e sensores  de todos os fabricantes, sendo que a liberação  do acesso aos dados  é autorizado pelo agricultor. O benefício para o agricultor é ter todas as informações de suas máquinas e sensores  integrados em um único local, sem depender  do sistema de um único fabricante. Os fabricantes podem compartilhar parte ou a totalidade dos dados gerados, atendendo a demanda dos agricultores de integração dos dados provenientes de máquinas de diferentes marcas.

 

Durante a Agrishow 2019, ocorrerá 20ª Rodada Internacional de Negócios, a ser realizada entre os dias 30 de abril e 02 de maio e que reunirá fabricantes brasileiras de máquinas, implementos agrícolas e equipamentos de irrigação, com compradores (importadores, distribuidores e representantes) estrangeiros, vindos especialmente ao Brasil para este fim. Esta é uma ação de promoção comercial e é organizada pelo Programa Brazil Machinery Solutions, resultado da parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a ABIMAQ. 

(Fonte: Assessoria de Imprensa).

Mais informações

AGRISHOW 2019 – 26ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação

Data: 29 de abril a 3 de maio de 2019

Local: Rodovia Antônio Duarte Nogueira, Km 321 – Ribeirão Preto (SP)

Horário: das 8h às 18h

www.agrishow.com.br