Consumidores europeus conhecerão mel e geleia de agricultores nordestinos

O mel orgânico e a geleia de umbu, produzidos por 326 famílias de agricultores dos estados de Pernambuco e da Paraíba, serão apresentados à comunidade europeia, nos próximos dias. O feito ocorrerá com a participação da Cooperativa de Desenvolvimento da Apicultura do Nordeste Brasileiro (Coodapis) na Biofach 2014, a maior feira de produtos orgânicos do mundo. O empreendimento integra o grupo de 13 cooperativas do Brasil selecionadas, pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), para divulgar seus produtos na Alemanha, país que sedia o evento.

Para o presidente da Coodapis, José Adelmo Cabral, a exposição dos produtos no mercado europeu oferece oportunidades que ultrapassam o desejo de fechar negócios. “Não estamos pensando nas vendas, propriamente. Vamos priorizar a chance de divulgarmos nossos produtos, nossa marca. Também queremos aproveitar o momento para obter mais conhecimento, já que sabemos que a Alemanha comercializa muito mel”, afirma.

Fundada em 2010, a sede do empreendimento está localizada no município de Tabira, a quase 400 quilômetros da capital Recife. Mesmo distante da capital, a cooperativa se destaca por comercializar seus produtos para todo o estado. “Vendemos para as escolas de todo o estado, por meio do Pnae [Programa Nacional de Alimentação Escolar], e também para os supermercados e hotéis de Pernambuco. No último ano, comercializamos cerca de 250 toneladas de mel, nosso carro-chefe”, completa.

Esta será a segunda experiência internacional da Coodapis, que em 2013 começou a exportar mel para o Japão. A participação dos empreendimentos na Biofach 2014 também recebe o apoio do Ministério das Relações Exteriores (MRE) e da Embaixada do Brasil em Berlim.

Serviço
Biofach 2014

Data: 12 a 15 de fevereiro (quarta-feira a sábado)
Local: Exhibition Centre Nuremberg, em Nurembergue, na Alemanha.

Fonte: MDA