Construção civil precisa usar dados e tecnologia para aumentar produtividade, dizem especialistas

A busca incessante pela produtividade impulsionou o desenvolvimento de novas tecnologias e a implantação de métodos inovadores em empresas que atuam no segmento da construção. No entanto, apesar desse avanço, ainda há espaço para crescer. Segundo dados da Fundação Getulio Vargas, encomendado pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP), a construção civil ainda é, em média, 30% menos produtiva se comparado a outras áreas da economia.

“A infraestrutura e a construção ainda têm uma oportunidade enorme de ganhos de produtividade e eficiência. Outros setores estão muito mais avançados na aplicação de conceitos já consagrados, como o lean e a gestão por KPIs. Grande parte da indústria da construção ainda não aplica essas técnicas”, afirma Hélcio Bueno, sócio da EY. “Além disso, os conceitos de indústria 4.0 e a digitalização dos negócios chegam de forma tímida ao setor. Há um gap no mercado, sendo que as empresas que sabem aproveitar esse momento poderão sair de crises mais fortalecidas”, acrescenta.

A EY publicou há alguns anos um estudo sobre o tema, em que entrevistou diversos profissionais do setor. Entre as análises fornecidas pela pesquisa está a relação de sete alavancas que, ao serem trabalhadas, vão contribuir para o aumento da produtividade na empresa: planejamento na execução das obras, adoção de métodos de gestão, equipamentos, materiais, métodos construtivos, melhorias de projeto e qualificação da mão de obra.

Bueno, que participou da elaboração desse trabalho, recomenda também que as empresas da construção civil olhem para outros setores mais avançados em produtividade, para que sirvam de espelho e exemplo na aplicação de conceitos. “Além disso, há países com níveis de produtividade muito maiores que o Brasil. É necessário importar métodos e formas de trabalhar para aprimorar os níveis de produtividade das empresas”, avalia.

Uma conclusão importante definida pelo estudo é que “a adoção de modelos de gestão e tomada de decisão integrados, que ajudam a definir e monitorar indicadores do negócio, produtividade e riscos, apoia a gestão das operações e a gestão da complexidade dos negócios (gestão de múltiplas obras). Tais abordagens auxiliam também na redução de custos operacionais e na otimização dos recursos”.

O sócio da EY estará, no dia 28 de novembro, na Arena de Conteúdo da M&T Expo 2018 – 10ª Feira Internacional de Equipamentos para Construção e Mineração, ministrando a palestra A busca pela eficiência e a produtividade na construção e infraestrutura. “Grandes empresas que orbitam o setor, que são grandes influenciadores do mercado, estarão presentes na feira. Esse ecossistema é o que pode contribuir para o aumento de produtividade na área de construção e infraestrutura e não somente às empresas de construção/incorporação”, analisa.

A Arena de Conteúdo da M&T Expo 2018 contará ainda com apresentações das consultorias KPMG e Porsche Consulting, da Dal Pozzo Advogados, do Instituto OPUS de Capacitação Profissional e com as palestras técnicas proferidas por empresas do setor da construção e mineração: Bomag Marini, Caterpillar, John Deere, Kaeser, Liebherr, Mapear com Drones, Moba, SSAB, Terex, Trimble e Volvo, e pela instituição internacional: VDMA (Associação Alemã de Máquinas e Equipamentos).

Marcada entre os dias 26 e 29 de novembro, no São Paulo Expo, 10ª M&T Expo será o principal ponto de encontro do setor na América Latina. Promovida, pela primeira vez, em 1995, pela Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema), a edição de 2018 marca o início do acordo de cooperação de longo prazo firmado entre a entidade e a Messe München, promotora da bauma, maior feira mundial da área de equipamentos para construção. Para visitar a M&T Expo 2018, basta realizar o credenciamento online no site oficial.

(Fonte: Assessoria de Imprensa)

Serviço

M&T Expo 2018 – 10ª Feira Internacional de Equipamentos para Construção e Mineração

Data: 26 a 29 de novembro de 2018

Horários: 26 a 28 – 13h às 20h | 29 – 9h às 16h

Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center – Rodovia dos Imigrantes, km 1,5 – Água Funda – São Paulo/SP

Informações e credenciamento: http://www.mtexpo.com.br