Epiroc apresenta novos recursos de automação para perfuração

A tecnologia de automação está transformando a indústria de mineração e otimizando as operações de perfuração em todo o mundo. O SmartROC D65 é o mais recente equipamento de perfuração da Epiroc que se junta à essa tendência. Lançado na feira de Bauma na Alemanha, o SmartROC D65 foi um dos destaques do evento.

A plataforma pronta para automação também inclui o novo recurso Auto Feed Fold. Basta pressionar um botão, e o Auto Feed Fold permite que o operador recolha o avanço para o deslocamento ou posicione-o para perfuração. Isso também é útil quando se opera um ou mais equipamentos de perfuração remotamente. A troca de hastes também possui mecanismos de automação.

A digitalização dos controles garante um nível de precisão muito superior, o que aumenta a qualidade, uniformidade, produtividade e a eficiência da perfuração.

“O SmartROC D65 realmente comprova o poder do equipamento autônomo e traz o futuro da mineração ao nosso alcance”, diz Mattias Hjerpe, Gerente Global de Produtos da Epiroc. “A automação está revolucionando a indústria e nós queremos manter nossos clientes na vanguarda com todos os seus benefícios”.

O SmartROC D65 está disponível em três diferentes versões, para hastes de cinco, seis ou oito metros, e tem a capacidade de perfuração até uma profundidade de 56 metros. Ao usar hastes de 8 metros, é possível perfurar até 16 metros com apenas uma adição de haste. Além disso, o martelo COP M7 permite que o SmartROC D65 faça furos de até 9 polegadas de diâmetro.

Graças ao controle inteligente da carga do compressor e da rotação do motor, o SmartROC D65 além de otimizar o processo de jateamento com melhor fragmentação, reduz o consumo de combustível em 20% em comparação com o modelo de plataforma FlexiROC do mesmo tamanho. Além disso, oferece controles multifuncionais e velocidade ajustável para melhorar ainda mais o conforto do operador e tornar o carregamento mais fácil e seguro.

“O novo SmartROC D65 ajudará na redução dos custos operacionais e aumentará a produtividade”, afirma Hjerpe. “A automação se traduz em maior eficiência e a eficiência se traduz em maiores lucros para nossos clientes”.

O operador interage com o sistema de controle avançado por meio de uma tela sensível ao toque de 15 polegadas que apresenta desde parâmetros e diagnósticos de perfuração até dados em tempo real de medição durante a perfuração.

O novo SmartROC D65 é equipado com um sistema hidráulico eficiente que reduz a queima de combustível e trabalha com menos bombas e mangueiras do que as versões anteriores.

Outra vantagem é a redução do consumo de 300 litros de óleo hidráulico em comparação às versões anteriores.

SmartROC D65 estará sempre atualizado, simplesmente instalando as versões de software, à medida que forem lançadas.

 

(Fonte: Assessoria de Imprensa)