Financiamento de máquinas agrícolas deve receber R$ 500 milhões do governo federal

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento anunciou que o governo federal vai destinar mais R$ 500 milhões no atual Plano Safra para o programa Moderfrota, de financiamento à compra de tratores, colheitadeiras e outras máquinas agrícolas. Os recursos para a linha de crédito, concedida por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), tinham se esgotado em dezembro.

“Tira daqui, põe lá, raspamos o tacho para atender a essa demanda”, disse a ministra Tereza Cristina durante o Agrishow, em Ribeirão Preto (SP).

De acordo com a ministra, o fato de os produtores terem utilizado todo o orçamento para o programa no ano passado significa que eles estão confiantes no setor, investindo em máquinas e equipamentos. Segundo Tereza Cristina, o Plano Safra 2019/2020 será divulgado em 12 de junho e deverá agradar aos produtores.

“O presidente herdou um orçamento apertadíssimo, engessado. Mas estamos nos reunindo semanalmente e tendo a parceria do ministro Paulo Guedes (Economia) com a agropecuária brasileira. Então, vocês terão surpresas agradáveis”, prometeu.

A ministra também anunciou que mantém um entendimento com o Ministério da Ciência e Tecnologia para um projeto de melhorar a conectividade no campo. A ministra destacou ainda a importância da Embrapa, que, segundo ela, “precisa ser remodelada”, e da necessidade que tem de recursos para produzir mais.

(Fonte: SNA)