Indústria 4.0 é destaque da CERTI na FIEE Smart Future

Entre os dias 23 e 26 de julho acontece em São Paulo a Feira Internacional da Indústria Elétrica, Eletrônica, Energia e Automação. O evento reunirá as principais instituições do setor de tecnologia para debater soluções e tendências no setor de distribuição de energia elétrica, entre elas a Fundação CERTI, referência em tecnologias inovadoras.

A entidade, vinculada à ABINEE (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica) e apoiadora da FIEE Smart Future, apresentará na edição deste ano as seguintes  palestras: desafios e soluções de dados em Indústria 4.0, Internet das Coisas para Cidades Inteligentes e uso de digitalização e inteligência artificial no setor de distribuição de energia elétrica.

Além da participação em quatro painéis sobre as principais tendências em Eficiência Energética, Inovação, Negócios e Sustentabilidade, a CERTI terá espaço para expor seus projetos nessas áreas, em estande do IPD Eletron (Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Complexo Eletroeletrônico e Tecnologia da Informação).

A feira terá mais de 250 horas de conteúdo técnico, com painéis, debates e mostras, e contará com mais de mil marcas expositoras de todo o mundo.

Painelistas da CERTI na FIEE

Os desafios e soluções da Indústria 4.0 para ambientes onde os dados crescem exponencialmente serão os assuntos da palestra do Gerente de Projetos de Manufatura Digital e Indústria 4.0 da CERTI, Jefferson Melo. “Atualmente presenciamos um momento em que sensores, sistemas, máquinas e equipamentos cada vez mais geram uma enormidade de dados que podem ser úteis, mas continuamos a gerir nossas fábricas, baseados em experiência, suposições e ‘feeling’”, diz. O objetivo é pensar na criação de estratégias que mantenham foco no negócio e tragam resultados a curto, médio e longo prazos. Dividem o palco com ele Rafael de Tarso Schroeder (CITS) e Eduardo Campello Peixoto (Instituto CESAR). Os painéis ocorrem na Ilha Inovação e Novas Oportunidades de Negócios, nos dias 24 de julho (16h) e 26 de julho (17h).

O uso de ferramentas tecnológicas de infraestrutura e IoT para o desenvolvimento das Smart Cities é o tema do painel do qual participa o head de Análise de Dados da CERTI, José Lacerda. Ele abordará o uso de Computação de Borda (Edge Computing) como complemento à Computação em Nuvem e suas possíveis aplicações no âmbito da Internet das Coisas e das Cidades Inteligentes. “Mesmo com a evolução na disponibilidade e velocidade de conexão, por exemplo, utilizando o 5G, o poder de processamento local viabiliza sistemas verdadeiramente inteligentes e autônomos, usando Machine Learning”, explica. Lacerda apresentará como case a plataforma de IoT CERTI NIO, 100% nacional e com recursos de hardware avançados, que permitem explorar o conceito de Edge Computing em diversos segmentos. O painel, que contará também com a apresentação de Wilson Wellisch (MCTIC), acontecerá na arena de Eficiência Energética, dia 25, às 16h.

O gerente de negócios e coordenador de projetos de Energia Sustentável, Marcos Aurélio Izumida, participará do painel intitulado Novos Materiais e Novas Tecnologias no Setor Elétrico. Ele apresentará um resumo do que vem sendo utilizado nos projetos de pesquisa e desenvolvimento do setor de distribuição de energia elétrica nos grandes centros urbanos, como digital twins, manutenção preditiva, inteligência artificial e técnicas de auto recomposição de sistemas. O gerente da CERTI explica: “estes materiais e tecnologias estão diretamente ligados não só aos aspectos tecnológicos de melhoria de desempenho, mas também aos aspectos regulatórios, sustentabilidade e economia circular.” Ao seu lado estará Antonio Amaro (ITB Equipamentos Elétricos) na arena de Geração, Transmissão, Distribuição e Comercialização, no dia 25 de julho, às 17h.

(Fonte: Assessoria de Imprensa)