Na Exposibram, Sotreq demonstra tecnologia ‘inovadora’ para operadores na mineração

A SOTREQ apresenta na Exposibram 2019 um sistema inédito que oferece mais segurança no trabalho, por meio da operação de maquinário de forma remota do início ao fim do processo.

Os visitantes da feira, voltada ao setor de mineração, terão a oportunidade de conhecer e operar esta nova tecnologia por meio de uma cabine instalada no estande da SOTREQ. O evento prossegue até quinta-feira (12/9), das 13 às 21h, no Expominas, em Belo Horizonte (MG).

Na Cabine de Operação Remota, os visitantes poderão operar um trator de esteira que está na cidade de Tucson, nos Estados Unidos. Apesar de o ambiente lembrar um videogame, tudo acontece em tempo real. Os comandos emitidos em Minas Gerais são obedecidos pela máquina que está no campo de provas da Caterpillar, no Arizona. Qualquer pessoa pode testar a nova tecnologia, até mesmo quem não sabe nada sobre tratores. Isso porque a SOTREQ disponibiliza técnicos para orientar o passo a passo da operação.

Os jornalistas estão convidados a conhecer a Cabine de Operação Remota com a tecnologia de alta precisão, chamada Command for Dozing, e experimentar a sensação de comandar um trator a dez mil quilômetros de distância. Trata-se do futuro de operações em setores como o de mineração, no qual o operador poderá trabalhar do escritório ou mesmo de casa, com mais conforto, segurança e ganho de produtividade.

Os jornalistas interessados em conhecer e testar a Cabine de Operação Remota devem comparecer ao estande da Sotreq na Exposibram e procurar por Poliana Meira ou Paula Lima, que encaminharão os profissionais de imprensa aos técnicos da SITECH.

(Fonte: Assessoria de Imprensa)