Programa ‘Cilindro Perfeito’ garante economia na vedação de cilindros hidráulicos

Fabricantes e reformadores se deparam constantemente com a difícil tarefa de reformar cilindros hidráulicos, como os encontrados em equipamentos agrícolas, de construção e industriais, a fim de mantê-los em funcionamento. Para contribuir com o reaproveitamento desses equipamentos, a Freudenberg-NOK Sealing Technologies, líder global em vedações, anuncia seu programa mundial, o “Cilindro Perfeito”. O objetivo é ajudar seus clientes a reduzir custo de fabricação dos cilindros hidráulicos e otimizar o desempenho e a vida útil de seus equipamentos de produção. A iniciativa se trata de uma abordagem colaborativa, envolvendo engenharia e design.

Com o Programa, os especialistas da Freudenberg-NOK trabalham na reengenharia dos componentes (haste, embolo, cabeçote e pistão) com o objetivo de otimizar o conjunto de componentes e vedações, maximizando a eficiência do sistema em máquinas existentes. E, assim, elimina a necessidade de substituição de componentes de alto valor.

“Podemos reduzir substancialmente os custos dos cilindros colaborando em nível avançado de engenharia, criando um sistema aprimorado de cilindros e vedações. Uma vez que são reprojetados, poderão ser combinados com o vasto portfólio de soluções em vedação da Freudenberg-NOK, resultando em uma vedação otimizada com selos “premium” de alto desempenho que geram uma economia de até 40% aos clientes”, comenta George Rugitsky, Presidente da Freudenberg-NOK Sealing Technologies América do Sul.

Portfólio de opções de vedação ganha novidades 

A mais recente para a área são os anéis guia Guivex® em polegada e métrico, que são perfilados de pistão e haste, feitas com um novo material de poliamida com fibra de carbono. Os anéis guia Guivex® podem ser usados em sistemas de vedação otimizados para o Cilindros Perfeitos e em cilindros de diversos tamanhos e aplicações, inclusive com alto esforço de carga lateral.

O perfil das guias Guivex® permite que os fabricantes as utilizem em aplicações de carga lateral até 40% superiores que os anéis-guia padrões de mercado, podem ser utilizadas em todos os fluidos normalmente encontrados em sistemas hidráulicos, substituindo as guias de pistão de seção 1/8” e 2,5mm em alojamentos existentes.

A redução das larguras e comprimentos das buchas são responsáveis pela redução dos custos e aumento da flexibilidade e do design. Também são menos abrasivos para superfícies deslizantes, resultando em obstrução zero e operação mais silenciosa.

Outras tecnologias que podem ser usadas no Programa incluem a vedação de pistão de alta pressão HDP 330, além de vedações feitas com o novo material poliuretano 94 AU 30000. A HDP 330 é uma vedação de poliamida especial que pode suportar pressão extrema (até 800 bar) e permite o uso de superfícies mais ásperas do cilindro, que também podem reduzir os custos de produção. As vedações feitas com o material 94 AU 30000 duram mais que as soluções atuais e têm alta resistência à hidrólise, mesmo em temperaturas que variam de -35 ° C a 120 ° C. E, podem permanecer estáveis em pressões operacionais de até 50 MPa / 7250 psi.

(Fonte: Assessoria de Imprensa)