Eixos e transmissões: indispensáveis para o bom funcionamento dos equipamentos

Eixos e transmissões compõem um sistema bastante importante para o desempenho de equipamentos de construção como pás carregadeiras, motoniveladoras e manipulador telescópico. São igualmente fundamentais para máquinas portuárias (reach stacker), mineração (carregadeira subterrânea e pulverizador de concreto), ferroviário (equipamentos de manutenção de linha), aviação (pushback), entre muitos outros. Esses componentes são indispensáveis para o bom funcionamento dos equipamentos tendo em vista que são responsáveis pela movimentação e liberação da força dessas máquinas.

Considerando a importância desses componentes, a EaeMáquinas traz essa Dica Técnica preparada pela equipe da Triex Peças e Serviços para reforçar a todo profissional que trabalha com máquinas e equipamentos pesados a importância da manutenção preventiva para manter a operação constante. O que para muitos é visto como uma despesa extra, é na verdade uma forma de poupar, quando uma manutenção preventiva é bem executada. Isso porque a vida útil do equipamento aumenta, evitando um gasto maior com uma corretiva ou até mesmo a compra de um novo – além do prejuízo na operação que será forçada a parar sem programação. Ou seja, é de suma importância uma programação de parada, para uma manutenção preventiva de todo e qualquer equipamento, principalmente, em seu eixo e transmissão, onde é realizado a limpeza, substituição de filtros, óleos, lubrificantes e peças caso necessário. Dessa forma, o bom funcionamento é garantido evitando o aparecimento de falhas durante a operação.

Ao escolher uma oficina para realizar tal serviço, verifique se a empresa é certificada. A Triex Peças e Serviços atua no ramo de peças de reposição desde 1995, e por conta do seu excelente trabalho foi o primeiro Service Center homologado pela Dana no Brasil. Atualmente, conta com a mais bem equipada oficina, com técnicos prontos para realizarem reformas e manutenção de eixos e transmissão Dana (inclusive Powershift – transmissão de última geração). Como posto autorizado, a Triex está diretamente ligada ao fabricante, passando a tranquilidade e garantia do uso de peças 100% originais. Além disso, possui comunicação direta, proporcionando soluções para os seus clientes. Com a parceria da Dana, a Triex oferece anualmente treinamentos técnicos aos colaboradores atuantes no posto de serviço, e também aos clientes, proporcionando maior integração e propagação de informações. Para solicitar uma visita técnica ou se inscrever em nossos cursos, basta entrar em contato.