Solum Ambiental conquista prêmio com equipamento que dá fim ao lixo sem poluir o meio ambiente

A Solum Ambiental conquistou o IV Prêmio Brasil-Alemanha de Inovação. Através de um equipamento capaz de dar fim ao lixo de forma não poluente, a empresa criou a Unidade de Tratamento de Resíduos (UTR) – apelidada de Vorax DuoThermo.

O equipamento é capaz de transformar materiais sólidos em partículas vítreas, óleo e gases por meio do uso da energia gerada pelos próprios resíduos. Foram necessários 12 anos de desenvolvimento para que o projeto conseguisse trilhar os rumos da vitória.

“É um grande orgulho conquistar esse prêmio. É o reconhecimento de que nosso produto é realmente revolucionário, pois é eficiente sem ser danoso ao ser humano e ao meio ambiente. A patente verde concedida pelo INPI comprova a eficácia do processo, que tem rendimento energético alto e baixa taxa de formação de gases, além de não produzir cinzas e outras moléculas”, comemora o presidente da Solum Ambiental, Luis Namura Poblacion.

O Prêmio Brasil-Alemanha de Inovação acontece desde 2013 e, nesta quarta edição, recebeu mais de 300 projetos inscritos e dezenas de negócios fomentados. Além da Solum, as Startups PIIPEE e Único Asfaltos também concorreram ao prêmio.